Há séculos, a cultura japonesa mostra que o ato de embrulhar vai além de apenas envolver ou proteger o conteúdo, e que carrega muita intenção e significado. O design japonês mostra também sua força e sutileza nos produtos.
Convidados:
Jo Takahashi
Susan Eiko
Rosely Nakagawa
Maria Cecília Loschiavo dos Santos
Gerson de Oliveira
Acesse a transcrição do episódio aqui.
'Eu tenho a impressão de que, no Japão, o continente é tão importante quanto o conteúdo. Quer dizer: o invólucro, a embalagem, tem tanto valor e tanta importância quanto aquilo que tá dentro' - Adélia Borges
O
omiyage, termo utilizado para designar os
presentes de viagem oferecidos a colegas de trabalho ou a familiares que não puderam se juntar ao passeio, que, muitas vezes, já é comprado
embrulhado, pronto para ser
presenteado.
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'Uma vez, trouxeram pra mim de uma viagem do Japão uma caixa de amendoins. Esses amendoins vinham em umas embalagens plásticas pequenininhas com um desenho. Lado a lado, os amendoinzinhos completavam a ilustração: formavam o corpo e a cabeça de uma menininha ou de um menininho, cada um deles diferente. Um amendoim era a cara e os outros dois amendoins compunham o corpo. Dava até dó de comer, na verdade, de tão fofo que era!' - Natasha Barzaghi Geenen
A curiosidade atiçou por aí pra saber como era essa pequena embalagem?
Veja abaixo:
Embalagens: designs contemporâneos do Japão, uma mostra sobre o premiado design de pacotes japoneses.
Veja algumas fotografias dos itens expostos:
Confira a
playlist no YouTube da JHSP que traz diversos conteúdos complementares à
'Embalagens: designs contemporâneos do Japão'.
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